quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Levante reúne 800 jovens pela educação e quer transformar RS em zona livre de analfabetismo

Levante Popular da Juventude pretende reunir nesta quarta-feira (28) cerca de 800 jovens de diversas regiões do Estado (Erechim, Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, São Borja, Alegrete, Cachoeira do Sul e Caxias do Sul) em uma mobilização em Porto Alegre em defesa da educação. A atividade faz parte de uma mobilização que ocorrerá no mesmo dia em 12 estados (Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Distrito Federal e Pará) com o objetivo de “denunciar as precárias condições da educação brasileira e apontar alternativas para sua transformação”.
Em Porto Alegre, a mobilização inicia com uma concentração em frente à Prefeitura às 8 horas. Será entregue a pauta da mobilização à administração municipal, especialmente na área da educação infantil. O ato seguirá então até o Palácio Piratini, onde haverá uma audiência com o governo do Estado. Os jovens do Levante proporão ao governo tornar o Rio Grande do Sul território livre de analfabetismo. Depois, os jovens seguirão até a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também serão recebidos em uma audiência. A principal reivindicação na área do ensino superior é a implementação da lei federal que assegura 50% das vagas do vestibular para alunos negros e de baixa condição socioeconômica.
A mobilização em Porto Alegre integra a campanha nacional por um Projeto Popular para a Educação, promovida desde o início de novembro pelo Levante Popular da Juventude. A campanha busca apontar respostas para a educação, que atendam demandas históricas da população brasileira. Tornar o Brasil um território livre do analfabetismo é uma das principais pautas dessa mobilização. Atualmente, 9,6% dos brasileiros acima dos 15 anos não sabe ler e escrever, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Outras propostas da campanha: criação de creches para mães estudantes, acesso pleno à Universidade, oferta de cursinhos pré-vestibulares e pré-ENEM à população, a educação do e para o campo, o acesso ao transporte e à cultura e a regulamentação das Universidades e faculdades particulares.

Fontehttp://rsurgente.opsblog.org/2012/11/27/levante-reune-800-jovens-pela-educacao-e-quer-transformar-rs-em-zona-livre-de-analfabetismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário